ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Jogar e viver é uma oportunidade criativa para a criança encontrar-se, conhecer o outro e o mundo. A  criança enquanto brinca, amplia a sua capacidade corporal, a percepção de si mesma, do outro e do espaço no qual está inserida, e aprende a explorar este espaço. Pelo seu caráter coletivo, o que o jogo possibilita à criança?

 

Nesta perspectiva, leia as afirmativas a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

 

I. Socializar-se.

II. Atenuar o egocentrismo e a inibição.

III. Desenvolver o raciocínio lógico.

IV. Interpretar, modificar e criar regras.

V. Lidar com as regras, conscientizando-se que podem ganhar ou perder.

 

A sequência correta é:


V, F, V, F, V


V, V, V, F, V


F, F, V, F, F


V, V, V, V, V


V, V, F, V, F

A roda de conversa, que deve ser uma estratégia rotineira nas classes de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nem sempre tem o merecido destaque no planejamento do professor. É preciso fazer girar nesta roda as ideias das crianças em debates fundamentais para a construção do conhecimento, pois a linguagem falada é uma forma de conhecimento social. Neste sentido, analise as sugestões de temas que podem ser propostos nas rodas de conversa:

 

I. As crianças podem falar de seus brinquedos, dos passeios que realizou ou dos presentes que ganhou.

II. Podem fazer reclamações, conversar sobre os problemas familiares que, às vezes, não tem oportunidade de expor no lar.

III. O professor pode propor algum assunto específico para ser discutido com os alunos.

IV. Narrar fatos às crianças, descrever ações, cantar, declamar poemas, dizer parlendas, apresentar um jogo ou uma brincadeira infantil.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, III e IV.


II e IV.


I, II e III.


I, II, III e IV. 


I, III e IV.

A partir da década de 1980, o fracasso escolar que até então era visto como um problema de deficiência ou carência cognitiva e cultural dos alunos do meio popular, passou a ser relacionado, à luz das teorias construtivistas e sociointeracionistas de ensino (em geral) e da língua (em particular), às práticas tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

 

Neste sentido, avalie as afirmações a seguir:

 

I – (  ) No campo da alfabetização, os erros continuaram a ser vistos como       definidores de suas hipóteses de leitura.

 

II – (  ) No campo da alfabetização, os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky vão dar um novo sentido aos erros ou escritas não convencionais dos alunos.

 

III – (  ) No campo da alfabetização, os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky vão confirmar um mesmo sentido aos erros ou leituras não convencionais dos alunos.

 

IV – (  ) No campo da alfabetização, os erros passaram a ser vistos como reveladores de suas hipóteses de escrita

 

Está correto o que se afirma em


II e IV apenas. 


I e IV apenas.


II e III apenas.


I e III apenas.


III e IV apenas.

A psicóloga argentina Emilia Ferreiro descreveu, no final da década de setenta, a psicogênese da língua escrita. Suas considerações têm possibilitado aos professores o redimensionamento da compreensão acerca das relações da criança com a escrita.

Seus estudos procuraram descrever como se origina e como se desenvolve a escrita na criança. Por meio deles tornou-se possível conhecer:

I. (   ) o que as crianças pensam sobre a escrita;

II. (   ) como as crianças  se relacionam com a escrita, antes e durante a alfabetização;

III. (   ) os processos envolvidos nas relações da criança com a escrita;

IV. (   ) as especificidades da alfabetização, vista como um processo.

Assinale a sequência CORRETA:


F, F, F, F.


V, V, V, V.


V, V, F, F.


V, F, F, V.


F, V, V, V.

A interação  no ambiente de aprendizagem é bastante significativa para o convívio das crianças. Elas se comunicam, enfrentam desafios e aprendem umas com as outras. Essa necessidade fica clara quando Teberosky (2003), ao comentar Vygotsky (1978), aborda que há dois níveis de desenvolvimento:

 

Um é o “nível real” de desenvolvimento, isto é, o que a criança pode fazer, de forma independente para resolver uma tarefa. O outro é o “nível potencial” de desenvolvimento, ou seja, o nível no qual a criança pode resolver uma tarefa com a ajuda do professor ou com a colaboração de outra criança. (TEBEROSKY, 2003, p.78)

 

Neste sentido, marque (F) para as alternativas  falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

 

(    )  A  criança é um ser individual e isolado. Ela é capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico.

(   )  A interação entre as crianças não favorece a sua aprendizagem.  Já foi comprovado que o trabalho com alunos-monitores não traz grandes resultados.

(    )  Precisamos utilizar várias estratégias para que todas as crianças possam aprender a ler e a escrever, num contexto letrado.

(    )  A criança não precisa se adequar ao meio, conviver com o próximo, aprender, humanizar-se.

(   )  A participação ativa das crianças na arrumação da sala  é insignificante.  Essa arrumação não lhe possibilita sentir-se como parte integrante do ambiente.

 

A sequência correta é:

 


V, V, F, F,V


F, F, V, F, F


F, V, V, F, F


V, V, V, F,V


V, F, V, F,V

Emilia Ferreiro, psicóloga argentina escreveu no final da década de 70, a obra  Psicogênese da Língua Escrita. Esses estudos procuraram descrever como se origina e como se desenvolve a escrita na criança. Por meio deles tornou-se possível conhecer:

 

I. O que as crianças pensam sobre a escrita e como se relacionam com ela, antes e durante a alfabetização;

II. As funções psicológicas relacionadas ao sistema nervoso central;

III. Os processos envolvidos nas relações da criança com a escrita, que tem início muito antes da alfabetização;

IV. As especificidades da alfabetização, vista como um processo que, envolvendo sistematização de regras, mecanismos e funções da escrita, acontece na relação de ensino do contexto escolar.

 

As afirmativas CORRETAS estão contempladas em:


Todas as alternativas estão corretas.


III e IV apenas 


I e II apenas


I, III e IV apenas


I, II e IV apenas  

Durante o processo de alfabetização, as crianças desenham letras, copiam ou formam palavras com elas, escrevem palavras ditadas pela professora, completam-nas, dominam a mecânica de decodificar o que está escrito, independentemente do significado que as palavras escritas ou lidas tenham para elas. Esse modo de considerar o ensino da escrita leva a que todos os esforços se concentrem no treinamento de habilidades que possibilitarão à criança sua utilização futura.

PORQUE

Só depois de terem dominado essas habilidades é que elas poderão utilizar a escrita para registrar suas experiências e pensamentos, para se comunicar com outras pessoas.... Até então elas escrevem para treinar a escrita e leem para treinar a leitura.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.


As duas asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Na Disciplina Alfabetização e Letramento, você  teve a oportunidade de refletir sobre questões muito interessantes relacionadas ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.    Agora, complete as lacunas com as palavras a seguir: Sistema de escrita, grafemas, fonemas, língua,  letramento.

                                                                                                                                                                   

  1. A ____________________ é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução (interlocução = ação linguística entre sujeitos).
  2. O ____________________ é o conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes necessários para usar a língua em práticas sociais.
  3. Um _______________________________ é uma maneira estruturada e organizada com base em determinados princípios para representação da fala.
  4. Todos os sistemas alfabéticos se baseiam no princípio da correspondência entre os sons distintivos da língua (_____________________) e as letras do alfabeto (___________________).

 

Agora, assinale a sequência que completa CORRETAMENTE as afirmativas acima:


Língua, letramento, sistema de escrita, fonemas, grafemas.


Letramento, fonemas, língua, sistema de escrita, grafemas.


Sistema de escrita, letramento, fonemas, grafemas, língua.


Fonemas, língua, letramento, sistema de escrita, grafemas.


Grafemas, fonemas, língua, letramento, sistema de escrita.

Leia atentamente o trecho a seguir:

Cabe ao professor, por meio da observação e do diálogo permanente, buscar compreender os estudantes, estando sensível não apenas ao que eles demonstram saber ou não, mas também às suas características e modos de interagir, suas inseguranças, seus medos e anseios. As avaliações em larga escala e as avaliações padronizadas não possibilitam esse olhar para as singularidades de cada estudante. Em virtude disso, o professor pode planejar situações de avaliação mais investigativas que possam, não apenas identificar o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, mas também buscar as razões para a aprendizagem ou não aprendizagem. É com base nessa investigação que ele pode propor estratégias de intervenção para garantir as aprendizagens a que os estudantes têm direito.

 

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf. Acesso em: 29/05/2015

 

Agora, leia as afirmativas a seguir:

I - (    ) Cabe ao professor, por meio da observação e do diálogo permanente, buscar compreender os alunos.

II - (   ) A forma como o professor avalia a leitura depende da concepção que ele tem sobre o que é ler.

III - (   ) Como a avaliação não é um processo indissociável das práticas de ensino, é o professor que tem condições de fazer uma avaliação mais ampla do processo.

IV - (   ) Cabe ao professor planejar situações de avaliação.

V – (    )  Cabe ao professor estar atento à diversidade de sala de aula, aos diferentes tempos de aprendizagem, buscando atender às necessidades dos  discentes.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, IV e V apenas
Todas as afirmativas estão corretas.
I, II, IV e V apenas.
I e II apenas.
I,  III, IV e V  apenas.

Quando uma criança de aproximadamente dois anos, aparece diante de um adulto calçando o sapato de sua mãe, vestindo uma peça de suas peças de roupa, usando seu batom, indica que ela está “representando” o papel de mãe ou a imagem que ela formou de mãe. E, dessa mesma forma, procede com outros “atores” sociais (pai, dentista, médico, entre outros). E, assim, naturalmente, inicia-se o processo das representações dos diversos papéis sociais com a utilização da “linguagem” simbologia.

 

Com base nessa afirmativa e nos estudos feitos sobre o processo de alfabetização, analise as afirmativas a seguir:

 I. (  ) Cabe à instituição escolar, na pessoa do educador, ampliar e consolidar tal processo.

 II. (   ) Umas das estratégias que poderá ser utilizada pelo educador é o uso das artes cênicas, como forma de explorar as potencialidades do educando.

 III. ( ) A utilização dos jogos e das brincadeiras é extremamente significativo para que a criança faça a conexão entre o real e o imaginário.

 

São corretas:


I e III.
I, II e III.
II e III.
III apenas.
II apenas.
Páginas: 12345678910
11